Romeu e Julieta em um parágrafo grande

Spoiler. Spoiler. Spoiler. 

A história é de dois adolescentes, o Romeu e a Julieta, filhos de famílias rivais de séculos, os Capuletos e os Montéquios. A rivalidade deles é tão grande que o príncipe do lugar lá (Verona) decreta que vai matar o próximo que causar mais uma briga entre as duas famílias. O Romeu Montéquio começa a história com seus quinze, dezesseis anos, todo apaixonadinho com a Rosalina que é uma prima dos Capuletos. Ele está fazendo um drama homérico porque a Rosalina decidiu ir prum covento. Daí que o Romeu quer se matar, fica escrevendo poesia de amor não correspondido e talz.  Pra ver se conseguem animar o Romeu, um amigo dele, o Mercúcio, e um primo, o Benvólio, o convidam pra ir pruma festa na casa da família Capuleto,  vai que a Rosalina resolve ir. Lá, o Romeu conhece a Julieta Capuleto, que é a filha do poderoso chefão da família, e se apaixona perdidamente e esquece o caso com a Rosalina. Depois da festa, ele volta pra casa dos Capuletos e se declara pra Julieta, e ela, que tem uns quatorze anos, se apaixona também. Eles resolvem se casar escondidos, já que as famílias não iriam aceitar a união. A ama da Rosalina e um frei ajudam a preparar o casamento, daí eles se casam, e quase vão viver felizes para sempre. Porém, um primo da Julieta, o Teobaldo, tinha visto que o Romeu estava na festa e ficou furioso, então o desafia para uma batalha. Como o Romeu está de caso com a Julieta, ele não aceita, então o Mercúcio acha paia, e vai no lugar dele. O Teobaldo acaba matando o Mercúcio, o Romeu fica com raiva e mata o Teobaldo. Daí a coisa complica. O príncipe manda exilar o Romeu. Antes de ir prum reino muito muito distante, ele consegue passar uma noite com a Julieta e os dois combinam de fugir juntos, mas o pai da Julieta combina o casamento dela com um outro lá, o Páris. Daí né, o que fazer? A Julieta vai no frei que celebrou o casamento escondido e ele dá pra ela um remédio que vai fazer com que ela pareça morta. Ela toma o remédio e a família faz o velório, e talz. Nisso, era pro Frei avisar o Romeu do plano, mas a mensagem não chega e o Romeu acaba voltando para pegar a Julieta pra fugir e a encontra  “morta”. O ex-futuro-marido Páris acha o Romeu na tumba da Julieta e os dois lutam, o Páris acaba morto. O Romeu, então, toma um veneno para se matar e morre. A Julieta acorda logo em seguida e vê o Romeu morto com o vidrinho de veneno vazio, então, ela pega uma adaga que estava no bolso do Romeu e se mata.

FIM

__________________________

Alguém mais acha que o começo de Romeu e Julieta desqualifica um pouco a intensidade do amor dos dois? Como no início o Romeu está apaixonado pela Rosalina lá, fazendo um dramalhão, eu tenho a impressão que, se não tivesse conhecido a Julieta, ele teria se matado porque a Rosalina teria ido pro convento. O garoto tinha problemas com rejeição, e, como todo adolescente, se apaixonava várias vezes por minuto. A Julieta nem se fala, aos treze pra quatorze anos, os hormônios do amor estão em pura ebulição. Se eles fossem adolescentes em 2005, provavelmente teriam sido emos (os emos desapareceram da face da terra, que terrível!). Em todo caso, é minha história favorita em adaptações. Quando era criança li a versão da turma da mônica:

Clique aqui para ler a história!

Na primeira adolescência, eu era fãzoca do Leonardo DiCaprio, e este era o filme em que ele está mais gatinho:

Na época da faculdade, vi o filme original (acabei de conferir aqui e tem uma versão de 1936, anterior, acho que já vi também), chato, longo, mas clássico, fazer o quê.

Depois eu li o livro no kindle, porque estava de graça.

E, mais recentemente, vi a peça fofíssima do grupo galpão e fiquei com a cena do “é bom dimais para que seja real” na cabeça.

Anúncios
Romeu e Julieta em um parágrafo grande

2 comentários sobre “Romeu e Julieta em um parágrafo grande

  1. Fui em um Seminário sobre Shakespeare uma vez e tudo fez sentido quando o professor-senhor-doutor-amém falou que Shakespeare não acreditava no amor, e sempre fazia chacotas dele. Como em Romeu e Julieta, que é um amor adolescente farofa ou Othelo, que é bestializado. Esqueci os outros, mas posso tentar lembrar, depois de um café. Convite feito. =)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s