Conhecimentos do Word – compactando imagens

Conhecimento do Word nível picolé

No meu primeiro post sobre os conhecimentos em Word, falei que iria fazer uma explicação sobre compactação de imagens e sobre sumários automáticos. Deixarei os sumários para depois e vou falar aqui sobre a compactação de imagens, que é uma ferramenta muito muito simples e útil.

Passo 1. 

Abra aquele documento de Word, cheio de imagens redimensionadas e cortadas, que está com impressionantes 25MB e você não sabe o que fazer.

Passo 2.

Selecione qualquer uma das imagens e, no canto esquerdo da aba Formatar (que fica no canto direito), clique em compactar imagens. Esta janelinha vai aparecer:

[ Eu trabalho com design de interface e sempre fico aliviada quando vejo coisas como essa nas interfaces da Microsoft, que, teoricamente, vêm de milhares de anos de programação e equipes de pesquisa. Se eles não atingem a perfeição, quem sou eu. Um probleminha básico que temos com essa janela da compactação é que ela não explica o que vai ser feito se eu clicar OK. As Opções…  são muito importantes e breves para ficarem escondidinhas ]

Passo 3.

Clique em Opções…

Finalmente chegamos ao que interessa. A minha opção preferida é Excluir áreas cortadas das imagens. Normalmente, é só isso que quero fazer. Se não me engano, na nova versão do Word tem um caminho para que você aplique só essa opção. Se você inseriu umas imagens com resoluções gigantescas no seu arquivo, é uma boa escolher a resolução de destino (acho que na nova versão dão a opção de não compactar nada e a de 300dpi).

Sempre desmarco o Executar compactação básica automaticamente ao salvar. Não gosto dessa mania que alguns softwares têm de esconder o que estão fazendo automaticamente. Gosto de controlar todas as alterações que faço em documentos.

Passo 4. 

Confirme as alterações nas configurações clicando OK.

Se você quiser compactar apenas a imagem selecionada, marque essa opção antes de dar o OK final na janelinha de compactação. Normalmente é algo que eu faço ao finalizar o documento, então sempre compacto tudo ao mesmo tempo, e rezo pro documento ficar num tamanho razoável.

Observação: a compactação vai fazer com que as imagens assumam o tamanho em que foram redimensionadas. Então, só compacte quando tiver certeza que não vai precisar aumentá-las posteriormente!

______________________________

Gostou do post?  Dá um joinha aí embaixo (ou um +, ou um compartilhar)! E siga o blog colocando seu e-mail no campo aí do lado.

Anúncios
Conhecimentos do Word – compactando imagens

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s