A Vida Portuguesa foi minha experiência de consumo preferida em Portugal (obrigada, Alan!). Acontece assim: lá em Lisboa, numa portinha, no Chiado, existe uma loja que mais parece uma máquina do tempo. Nas prateleiras, brinquedos, utensílios domésticos, itens de decoração e itens farmacêuticos são todos de décadas passadas ou fazem o possível para parecer ser. A cada olhada com mais atenção, encontrava um novo produto que me mandava de volta à casa da minha avó. E são tantos cantinhos escondidos, e tudo tão cheio de coisas, que saí com a impressão de que ainda faltava muito a ser visto.
Sabe aquele suspiro nostálgico: “que saudades de quando a vida era mais simples!”? Eu não sou dada a essas comparações injustas entre passado e presente, mas, entrando na Vida Portuguesa, a sensação é de que a vida ficou mais simples de uma hora para a outra. E de que houve um tempo em que tudo costumava ser mais bonito e colorido. Talvez sejam apenas o carinho da dona, a boniteza da loja e a simpatia do atendimento, tudo tão presente.
Por lá, comprei adesivos de andorinha (que decoram a parede da minha sala), duas andorinhas de louça – uma pra mim e uma pra minha avó – um sabonete pra minha avó, um sabonetinho pro meu pai e um saco de flor de sal. Tudo me saiu por bem menos do que eu achei que valia aquela pequena fortuna de coisas bonitas. Aliás, estava na $dúvida$ se iria levar os adesivos de andorinha, pedi para a moça somar o valor da compra sem eles. Por engano ela somou tudo e eu decidi comprar só aquilo – saí de lá achando que não tinha levado os adesivos. Já estava na metade do quarteirão quando a vendedora veio correndo com o pacotinho das andorinhas para me entregar, falando que eu tinha esquecido. E o dia terminou com um sorriso a mais por isso.
Vida Portuguesa, Lisboa *****
Rua Anchieta 11
1200-023 Chiado, Lisboa
Site: www.avidaportuguesa.com
Loja Virtual: loja.avidaportuguesa.com/pt/