O Pequeno Príncipe e a Scarlett Johansson

7439_lost_in_translation

Nesta última semana li dois comentários sobre a mesma (e famosa) passagem do Pequeno Príncipe. Aquela do “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Em ambos, a premissa era negada, afinal, não nos tornamos responsáveis por aquilo que cativamos coisa nenhuma, problema de quem ficou cativado, que absurdo isso! E eu concordo um pouco. Normalmente, a “culpa” por qualquer sentimento é exclusivamente de quem o nutre. Temos a incrível capacidade de nos curar sem precisar amarrar outra pessoa na responsabilidade por aquilo que nós mesmos criamos.

E a opinião ficaria por aí, não fosse esse um caso de lost in translation, já que a passagem original, em francês, é assim:

Tu deviens responsable pour toujours de ce que tu as apprivoisé.

O pequeno príncipe se tornou responsável pela rosa não porque nutria algum sentimento especial e recíproco por ela. Ele se tornou responsável a partir do momento em que a colocou numa redoma de vidro. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que tens cativo, domesticado – assim como a raposa seria se o príncipe viesse no mesmo horário todos os dias.

E não sei se tem como discordar que é assim mesmo, nós somos eternamente responsáveis por aquilo que temos cativo, por aquilo que domesticamos. Seja o cachorrinho na coleira, seja o amor aprisionado. É uma escolha consciente essa de nos fazermos necessários a outras pessoas, e é inconsequente não tomar responsabilidade por isso.

E aí entra (novamente) a escolha da presa, ser livre ou domesticada?

prince_-birds

Anúncios
O Pequeno Príncipe e a Scarlett Johansson

Um comentário sobre “O Pequeno Príncipe e a Scarlett Johansson

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s