Comida na Índia – Chaats: o que são?

WP_20140325_001
Um “chaat platter” no shopping. Aí tem uns 5 tipos diferentes de chaat, e o líquido do copo não é de beber! É a ‘pani’ que usam pra encher os puri-bolinha.

Feitos na hora e vendidos em carrinhos ou barracões, os chaats são as famosas comidas de rua indianas. Os meus favoritos são os montados numa base crocante (puri), com combinações diferentes de ingredientes básicos:

Puri: massa bem parecida com a de pastel, feita de farinha de trigo e óleo, que pode vir em formato de bola ou em discos (papdi), estilo canapé. Os chaats são preparados na hora, caso contrário, os puris perdem a crocância e ficam molengas.  Farelo de puri, ou puri quebrado, também é usado pra preparar alguns tipos de chaat afinal, nada se perde, tudo se transforma.

WP_20140610_002
Puri bolinha
WP_20140610_003
Puri pizzinha

Batata: lembrando que  a Índia também sofreu colonização portuguesa, a “batata” é o nome usado para batata cozida, que normalmente é misturada com grão de bico e temperada com “chaat masala” (vários temperos moídos). Apesar de estar no nome de apenas alguns dos chaats, praticamente todos são preparados com ela.

Molho vermelho e molho verde: o molho vermelho é um concentrado de tamarindo (#chaves) com açúcar, e o verde é uma batida de pimenta verde, coentro e hortelã: pesadelo dos sensíveis a picância. É uma opção pedir sem o molho verde (green chutney).

Nos Panipuris,é usada a “pani”, água temperada com chaat masala, aka. pior coisa que você vai experimentar na vida. Porém, é o chaat mais concorrido, algumas barraquinhas têm fila de pessoas esperando pacientemente, já que os panipuri são preparados um por vez (o cara prepara um, te dá, enquanto você come, ele prepara o segundo, e assim por diante, uns 6 por vez por pessoa – ver vídeo).

Basicchutney
Na Índia, a regra pra quem não gosta de pimenta é: Abrace o vermelho! Corra do verde! (Imagem daqui)

Sev:  sev é essa coisa que parece queijo ralado por cima dos chaats e é feito basicamente de farinha frita com pimenta. Possui variedades de acordo com o tipo de farinha usada e o tamanho dos pedacinhos.

Dahi: puro e simples iogurte, os chaats com esse ingrediente vêm com o nome “dahi” no meio, e são os meus preferidos, já que o iogurte quebra a pimenta.

WP_20140607_002
Dahi Batata Puri

Coentro e cebola picados: dão o toque final ao salgadinho, também são opcionais, no caso de frescura.

Outros: aqui entram quinhentos outros ingredientes dos quais você provavelmente nunca ouviu falar na vida, como o “bhel” ou “arroz estufado” (uma espécie de milhopan sem sabor), ou lentilhas (dal) diversas, algum dia conhecerei todos!

Anúncios
Comida na Índia – Chaats: o que são?

Um comentário sobre “Comida na Índia – Chaats: o que são?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s